Abordagem fenomenológica existencial: da educação formal às relações sociais na vida

Elcie F. Salzano Masini

Elcie F. Salzano Masini 

Abordagem fenomenológica existencial: da educação formal às relações sociais na vida

Com trajetória pessoal na área da Educação e Psicologia – variantes do método fenomenológico –, Masini (1984) estendeu o embasamento de Boss, da Daseinsanalyse, à educação escolar sobre o “aproximar-se” do aluno e sua possibilidade de compreender e desvelou que emergia das relações que este fazia em suas condições existenciais de vida. O “aproximar-se” do aluno com deficiência visual (DV) evidenciou desconsideração à sua percepção ao ser estudado a partir das pessoas videntes. Masini (1994) buscou compreender essa problemática pesquisando o perceber de pessoas com DV, inspirada em Merleau-Ponty (1971), desvelando a riqueza do uso dos outros sentidos que ampliaram o perceber dos que dispõem de todos os sentidos, em Projetos em diversas universidades: FEUSP, 2014–2016; Unimarco, 1994; UPM, 2010–2016 e Diretório de Pesquisa CNPq disseminando-se da educação formal para a das relações sociais no mundo vida. 

Palavras-chave: Fenomenologia-existencial; educação escolar; vida.

Existential phenomenological approach: from formal education to social relations in life

Personal way on Educational Psychology, on phenomenological method. Masini (1984) extend the foundation of Boss of Dasseinsanalyse for de school education – to be close of the student and his possibility to understand, revealed that it emerged of his existencial conditions of life. To be close of student with visual impairment (VI) showed inconsiderateness of his perception studied through visual paterns. Masini (1994) tried to understand this problem researching the perception of person VI, inspired by Merleau-Ponty (1971) unveiling the richness of the use of others senses, that amplified the perception of people with all senses, in Projects in divers universities: FEUSP, 2014-2016; Unimarco, 1994; UPM, 2010-2016 and Group of Research of CNPq disseminating the formal education towards social relations on life of world. 

Keywords: Existencial-phenomenoly; schoolar-education; life.

Fonte: Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea, 2018;7(1):21-32.

[PDF]